quarta-feira, 16 de junho de 2010

Aspectos Físicos Suécia


Apesar da sua latitude setentrional, grande parte da Suécia beneficia de um clima temperado, principalmente devido à influência da corrente do Golfo. No sul da Suécia, árvores de folha larga são prolíficas, e no norte são os pinheiros e os vidoeiros que dominam a paisagem. Nas montanhas do norte da Suécia, predomina um clima sub-árctico. A norte do Círculo Polar Ártico, o Sol nunca se põe durante o verão, e no inverno a noite não tem fim.

CLIMA:
O clima sueco é um clima frio, caracterizado por longos e escuros invernos com temperaturas mínimas de -15°C/-20°C, no norte o gelo persiste a partir de outubro a maio e de inverno impedem a navegação no Golfo de Bótnia. Verão é curto, mas longos são o dias de luz (no verão em áreas mais ao norte do país, o sol nunca se põe), com temperaturas variando entre 15°C e 20°C. No centro e sul da Suécia, os invernos são curtos e bastante frio, no verão as temperaturas são suaves, com muitas horas de sol e luz. No nordeste os invernos são bastante severas, especialmente no que se desloca ao norte, enquanto que os verões pode ser surpreendentemente leve. No extremo norte os invernos são severos, com neve durante todo o ano no alto, enquanto que os verões são curtos e mutável. As chuvas se concentram principalmente no verão e no outono, a média é de 800-1000 mm por ano. Devido à grande extensão de norte a sul do país são significativas a diferenças climáticas entre o extremo norte e extremo sul. Temperaturas médias são, em Estocolmo -1°C em janeiro, 12°C em maio, 19°C em julho, enquanto que, em Kiruna, no extremo norte do país, a média da temperatura é de -8°C em janeiro, 7°C no mese de maio e 15°C em julho.

RELEVO: A Suécia está tradicionalmente dividida em três regiões: no Norte e no Centro, a região de Norrland, uma área de montanhas e florestas que cobre três quintos do total do território; o litoral, onde existem mais de 20 000 ilhas e ilhotas; no Sul e no Centro, a região de Svealand é uma extensa zona plana na parte oriental e de terras altas no sector ocidental. A Norrland é a principal reserva de recursos naturais e comporta vastas florestas e depósitos de minério; encontram-se aqui rios que nascem em lagos situados a grande altitude ao longo da fronteira norueguesa e correm por vales até ao golfo de Bótnia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário